3 exemplos de Transformação Digital que foram um sucesso!

Assim como a Indústria 4.0, a transformação digital é um tópico cada vez mais comentado no mundo corporativo. Aliás, você provavelmente já ouviu falar sobre ambos os termos, não é mesmo?

Com tantos recursos e soluções à disposição, sua empresa também precisa se adaptar às novidades. No entanto, para que as mudanças proporcionem o efeito esperado, é fundamental se preparar.
Como esse é um dos temas relevantes da atualidade, preparamos este texto especial. Durante a leitura, você encontrará ótimos exemplos de transformação digital e entenderá por quais razões eles foram um sucesso. Aproveite o conteúdo!

 

O QUE É A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
Antes de tudo, devemos considerar que a transformação digital é um assunto bastante amplo. No mercado brasileiro, ela já recebeu vários nomes, como digitalização, automação de processos e assim por diante.
Acontece que, embora essas definições não sejam de todo equivocadas, elas são insuficientes diante da abrangência do conceito. Afinal, a transformação implica uma mudança cultural das empresas, porque modifica o jeito de pensar, colaborar e criar, sobretudo.

Em poucas palavras, quando uma organização é digitalmente transformada, ela promove uma reestruturação completa tanto na cultura quanto nos métodos. O grande objetivo é aumentar a produtividade para aproveitar novas oportunidades — a tecnologia surge como um elemento central na forma de conduzir tais modificações.

 

QUAIS SÃO AS CAMADAS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
Dito isso, pode-se dizer que ela conta com camadas, sendo que a principal delas compreende as pessoas. Nenhuma organização vai se transformar, de fato, sem que ocorra uma mudança na mentalidade e nos hábitos dos colaboradores. Sendo assim, cabe às empresas a missão de permitir e capacitar seus times para que eles possam sugerir e criticar quando necessário.

A partir disso, há como experimentar novas soluções — sem testes e erros, é praticamente impossível inventar. Infelizmente, grandes marcas ainda têm muitos receios em relação à inovação e aos erros que ela requer para sair do papel.

Outra camada se relaciona à eficiência operacional. Não há dúvidas de que as tecnologias emergentes têm enorme potencial — muitos processos manuais e repetitivos estão passando pela digitalização.

Afinal, por que designar uma pessoa para copiar um documento em vez de digitalizar essa atividade, por exemplo? Basta recorrer a uma ferramenta que lê informações e as insere nos campos do sistema. No âmbito de manufatura, robôs, drones e uma série de equipamentos são usados para automatizar procedimentos com o apoio da Inteligência Artificial.

A terceira e última camada da transformação transcende a própria fronteira da empresa. Nesse ponto, todos já trabalham em busca de inovação: a eficiência já é uma realidade viabilizada pela automatização. Assim, produtos e serviços são criados, atingem outros públicos e a marca alcança um posicionamento melhor perante o mercado.

 

QUAIS SÃO OS MELHORES EXEMPLOS DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
Para deixar o conceito bem claro, trouxemos alguns exemplos práticos de transformação digital. Com eles, você entenderá o funcionamento dessa ideia. Veja!

1. BANCO ORIGINAL
Em termos resumidos, a revolução ocorrida no Banco Original transformou o modo de lidar com operações financeiras para mais de 400 mil pessoas.

Sediada em São Paulo, essa instituição financeira privada passou a conceber o modelo de um banco 100% digital em 2013. Para melhorar a experiência de seus clientes e fazer mais com menos, ela digitalizou o processo de abertura de contas de ponta a ponta, acabando com a lentidão originada por atividades manuais.

Posteriormente, em 2016, a operação de varejo digital foi iniciada. Os esforços foram direcionados para facilitar transferências, pagamentos, consulta de extrato, depósito de cheques por imagem, investimentos premium e saques em moedas estrangeiras.

2. FEBRAFAR
A Febrafar é um exemplo de como é possível encantar os consumidores disponibilizando soluções digitais que simplificam o cotidiano. A rede Entrefarma, que opera com uma centena de lojas no estado de Minas Gerais, aumentou em 300% o número de adesão ao seu programa de fidelidade.

A tecnologia permite entender o comportamento de consumo dos clientes para oferecer produtos e cupons de desconto interessantes. A estratégia serve para levar mais pessoas às farmácias, aumentando o ticket médio e criando uma boa experiência de compra.

3. BANCO VOTORANTIM
Com o suporte da Stefanini em todas as etapas da transformação digital, o Banco Votorantim deu importantes passos em direção ao aumento de produtividade.

Para atingir essa meta, estabeleceu-se um monitoramento de todos os sistemas digitais do banco, a fim de impedir que algum deles seja impactado e prejudique os usuários de qualquer forma.

A parceria, iniciada em 2015, foi proveitosa para testar novos produtos e acompanhar resultados diários baseados na experiência dos clientes. Como se não bastasse, o site foi todo reformulado para ser responsivo, isto é, otimizado para o acesso feito a partir de dispositivos móveis.

 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL?
No Brasil, a vantagem mais valorizada ainda é a otimização da eficiência. Algumas empresas, no entanto, já avançaram rumo à inovação — estão explorando negócios novos, modelos lucrativos e um forte posicionamento de marca.

Além desses ganhos, as marcas ficam atrativas para talentos: no sentido da retenção e no da contratação. Lembre-se de que a disputa atual não é só com grandes empresas, mas também com startups. Portanto, há inúmeros benefícios que proporcionam resultados financeiros em transformar empresas.

 

FONTE: Stefanini

Facebook
Twitter
LinkedIn

Notícias relacionadas