Marca Maxmeio

Notícias

23 JanVerão é a temporada de alergias

Alergia é uma resposta do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo e qualquer um pode manifestá-la. A explicação é da médica alergista Juliana Lima Ribeiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde, no Brasil, 30% da população sofre de alguma alergia, seja respiratória, ocular, na pele, a medicamentos ou alimentos.

Nos dias mais quentes, as reações podem aparecer. Segundo Juliana, geralmente neste período há uma grande exposição a fatores que podem provocar alergia, como aumento da temperatura corporal, utilização de produtos cosméticos, aparecimento de insetos e umidade.

Comumente confundida com a alergia, a brotoeja também tende a aparecer mais em épocas quentes. Na verdade, ela é uma dermatite inflamatória, causada pela obstrução mecânica à eliminação do suor pelo corpo.

Além disso, é preciso atenção especial às roupas. A especialista diz que existem tecidos que provocam mais sensibilidade na pele nesta época do ano, como é o caso dos tecidos sintéticos, que acumulam odores da transpiração e não deixam a pele respirar.

A partir do surgimento dos primeiros sintomas, é preciso observar quando eles apareceram e em que circunstâncias. Juliana Ribeiro orienta que, caso eles persistam, causem incômodo ou demonstrem gravidade, é de suma importância procurar por um especialista. "Alergias podem apresentar desde quadros leves e com resolução espontânea a casos graves que inferem risco de morte e alterações em diversos órgãos", alerta. Ela destaca que cada caso deve ser avaliado individualmente, para o diagnóstico e tratamento corretos.

Confira dicas da alergista para evitar reações alérgicas durante o verão:
• Manter a pele hidratada
• usar protetor solar
• utilizar repelentes
• manter uma alimentação saudável
• vestir roupas leves, permitindo que o corpo "respire"
• evitar banhos quentes e buchas
• evitar a exposição ao sol nos períodos mais nocivos (entre 10h e 16h)
• usar chapéus e bonés quando a exposição ao sol for extensa.

Fonte: JMonline