Marca Maxmeio

Notícias

10 MaiPneumonia: como identificar e prevenir

GUIA DA FARMÁCIA

Doença aumenta no outono

Algumas características do outono ajudam no aumento do número de pessoas com pneumonia. A falta de umidade da estação, as mudanças abruptas de temperatura e a imobilidade prolongada não causam efetivamente a doença, mas facilitam seu surgimento, segundo o pneumologista do Hospital 9 de Julho, Alexandre Kawassaki.

Entre os sintomas mais comuns estão: tosse, febre alta e falta de ar. "Mas pode ser bem variável. Alguns pacientes apresentam dor de cabeça, tontura, confusão mental, dor e chiadeira no peito", explica.

Não há uma maneira totalmente eficaz de prevenir a pneumonia. Para idosos, crianças e grupos de risco, a vacina anual contra gripe é importante, assim como a higienização das mãos e evitar contato com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

Caso a doença seja contraída, o tratamento é feito com antibióticos. "Casos em que há suspeita importante ou quadro confirmado de Gripe A, os pacientes recebem antiviral. Na maioria das vezes, porém, o tratamento é domiciliar", afirma o pneumologista. Medicamentos que aliviam os sintomas, como analgésicos, antitérmicos, expectorantes e inalações, também são usados.

Fonte: O Estado de S. Paulo