Marca Maxmeio

Notícias

06 FevOs diferentes tipos de dores de cabeça

Incomodo é comum à quase toda a população.

Quase todas as pessoas já reclamaram de dor de cabeça ao menos uma vez na vida. Existem mais de 150 tipos de dor, também chamada de cefaleia. As dores primárias são aquelas que a própria dor é a doença e, apesar de poderem ser debilitantes, a maior parte delas não oferece riscos à vida dos portadores.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), existem quatro tipos principais de cefaleias primárias. São elas:

Enxaqueca: é uma dor pulsátil, de forte intensidade, pode ser acompanhada de náuseas e vômitos ou intolerância à luz ou ao som. Normalmente, é unilateral e as crises podem durar de quatro a 72 horas.

Tensional: caracterizada por dor bilateral ou na parte da frente ou atrás da cabeça, de moderada a intensidade, que não piora com esforço, dura de 30 minutos até sete dias.

Em salvas: é uma dor intensa, unilateral, durando de 15 minutos a três horas. Geralmente, as crises acontecem no mesmo horário por vários dias seguidos. O sintoma é acompanhado de lacrimejamento e corrimento nasal no mesmo lado da dor.

Crônica diária: é uma situação caracterizada por dores de cabeça em, pelo menos, 15 dias ao mês. É uma evolução das outras formas de dor de cabeça, que crescem a frequência gradativamente por uso exagerado de analgésicos para dor.

Entre os principais hábitos que podem desencadear as dores de cabeça estão o estresse, dormir pouco ou demais ou consumir certos alimentos em excesso, como chocolate, café, salsicha, queijo, álcool, entre outros. Para tratar o problema, o paciente pode usar os analgésicos não opioides.

Fonte: GUIA DA FARMÁCIA