Marca Maxmeio

Notícias

19 JanCerca de 80% dos brasileiros não sabem usar protetor solar

Uma pesquisa do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele revela que 70% dos brasileiros não usam filtro solar todos os dias e 80% sequer sabe a quantidade do produto que deve ser aplicada sobre a pele. Cerca de 3/4 da população não se protege dos raios solares, apesar de conhecer a necessidade e importância da medida. Segundo o levantamento, a quantidade de pessoas que deixou de se importar com os cuidados ao se expor ao sol aumentou consideravelmente nos últimos quatro anos.

"Essa redução no uso diário do filtro mostra que a conscientização não convenceu a população a usar correta e diariamente o fotoprotetor. Talvez pelo alto custo e situação de crise financeira que se instaurou, a proteção solar ficou como segundo plano de consumo", afirma o farmacêutico Lucas Portilho, diretor do instituto responsável pela elaboração da pesquisa. De acordo com o estudo, 72,5% dos entrevistados afirmaram não usar protetor todos os dias; em 2016 havia 65%.

Na pesquisa feita em 2017 foi adicionada a questão "quanto aplicar?", que resultou em um dado alarmante, de acordo com Portilho. "Cerca de 80% dos brasileiros não têm a mínima ideia de quanto aplicar, portanto mesmo a proteção de quem usa fotoprotetores fica comprometida, pois sem saber o quanto aplicar, uma pessoa pode usar achando que está com proteção quando na verdade está desprotegida", conclui.

Um dos poucos dados favoráveis da pesquisa é o que mostra o crescimento da preocupação com os raios ultravioletas. Em 2016, 71% das pessoas não conferiam se os protetores que compravam forneciam esse tipo de proteção; em 2017 esse número caiu para 50%. Porém, alguns dos motivos pelos quais as pessoas deixam de usar o produto parecem fazer parte da cultura popular: 63% afirmou não achar necessário aplicar a proteção em dias nublados. Para a pesquisa, foram entrevistadas 1793 pessoas de 27 estados brasileiros.

Fonte: Leia Já